10 de novembro de 2014

ENEM 2014, A Redação.

Olá pessoas, como grande maioria do povo brasileiro está ciente, nesse final de semana aconteceu o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e este ano eu participei, em busca da minha sonhada faculdade de Medicina. 
A prova do Sábado foi bem tranquila, vinha me preparando desde o começo do ano e consegui fazer sem muitos problemas, é claro que a Ritalina ajudou bastante na minha concentração.
Já no Domingo veio o mostro da Matemática, a minha folha de rascunho foi usada inteira e nem seu sabia que podia fazer tanta regra de três durante 4 horas de prova. No fim, estudei a crise da Petrobrás, BRICS, Lei da Palmada e a Copa do Mundo a toa, porque a redação foi sobre um tema totalmente aleatório, Publicidade Infantil. Mas pensando pelo lado prático foi uma surpresa boa, porque se eu tivesse que fazer uma redação sobre a Petrobrás eu não ia conseguir com tanta facilidade, apesar de saber bastante sobre o assunto.


Para os interessados, aqui em baixo está a minha singela redação rs

      Os meios de comunicação possuem um espaço significativo na formação de ideias e influência na vida social e consumista do brasileiro, moldando opiniões sobre marcas e produtos e de uma forma, algumas vezes não muito sutil, influenciando a população a comprar o produto que é apresentado.
       As crianças são os que mais são afetados por essas propagandas persuasivas. Quando estão em casa, os pais usam da televisão como distração para os pequenos enquanto realizam os serviços do lar e ao passar tanto tempo frente as propagandas e programação destinada ao público infantil, as crianças são apresentadas a varios  comerciais de brinquedos, bonecas, parques de recreação e afins. e acabam criando um desejo por todos aqueles produtos apresentados.
     Cabe aos pais, dentro do âmago do seu lar, decidir o que seus filhos podem assistir e ensinar as crianças desde cedo que por mais que tal propaganda diga que ele precise daquele produto, se colocando dentro do contexto social e econômico no qual a criança vive, será que é necessário mesmo a aquisição daquele produto? Não é tal brinquedo ou roupa da televisão que vai definir a identidade da criança. Não é banindo os comerciais e censurando a TV que vamos melhorar o desenvolvimento infantil, e sim criando um ambiente familiar no qual as crianças aprendam desde cedo que o que a televisão mostra e oferece nem sempre é necessário para que a nossa vida seja melhor.  



Acompanhe também pelas redes sociais: SkoobFacebookTwitterInstagram

3 comentários:

  1. Gostei bastante da sua redação! Ficou realmente muito boa e concordo contigo em vários pontos. Também não acho que o ideal seria proibir as propagandas e que os pais devem saber o que a criança anda assistindo na TV, o único porém é que eu acho que seria necessária uma regulação na forma de transmitir essa mensagem, os comerciais podem ser infantis sem serem agressivos, com uso parcimonioso da instigação da vontade da criança.

    Um exemplo clássico de um comercial que era agressivo e de extremo mal gosto, era de uma tesoura do Mickey, vinculado na TV durante os anos 90. No comercial o garoto aparecia segurando a tesoura e gritando de modo zombeteiro "Eu tenho, vc não tem!" o comercial inteiro. Nesse caso, a proibição da sua exibição foi muito justa! Afinal trata-se de uma agressão à criança, que é altamente influenciável. Por isso acho que a regulação, com auditoria do conteúdo é a melhor opção, assim evitam-se esses tipos de problemas.

    No mais, novamente parabéns pela redação, ficou realmente muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sheylla!
    Esses temas de redação sempre nos surpreendendo haha
    Mas a tua redação ficou legal, concordo contigo que os comerciais não devem ser censurados e os pais que tem que aprender a educar melhor as crianças apesar de tudo.
    Enfim, muita sorte pra ti, torço muito para que consigas a tua aprovação, porque medicina é tudo de bom <3
    PS: Eu estudo e amo med :D

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ellem! nossa que bacana, vc faz medicina ♥ é o meu sonho desde criancinha.. estou cada vez mais perto de realizar!
      Obrigada pela visita!

      Excluir