14 de agosto de 2017

[Resenha] Jantar Secreto, Raphael Montes

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Jantar Secreto
Raphael Montes
Editora Companhia das Letras
360 Páginas


Pra mim Bíblia é igual catálogo da Avon, só abro pra fazer pedido. (Cora)

Quatro amigos do interior do Paraná conseguem vagas em universidades cariocas e vão morar na cidade maravilhosa, começando uma nova vida e deixar a cidade pequena no passado, tem tudo pra dar errado... e dá.
Dante faz Administração, Miguel faz Medicina, Hugo se realiza na Gastronomia e Leitão consegui passar na federal para fazer Ciências da Computação. Depois dos anos de faculdade eles descobrem que a vida nem sempre te dá o que você acha que merece. O tal sonhado emprego numa grande empresa se transforma num empreguinho numa livraria, o sonho de ser um grande chefe internacional, na realidade é você rodando de restaurante a restaurante tendo que aturar os chefs mesquinhos, o tão sonhado consultório médico se transforma em você trabalhando três plantões seguidos em um hospital público com falta de equipe e instrumentos, e se tornar um grande programador? Está mais pra um obeso com mais de duzentos quilos que passa o dia todo no quarto passando pequenos golpes pela internet. Mas eles vão levando, um dia depois do outro com a esperança que seus sonhos vão se realizar.



No aniversário de Leitão, os amigos decidem tirar a virgindade do amigo obeso e decidem contratar uma garota de programa, e é ai que conhecemos Cora, sem sombra de dúvidas a personagem mais legal do livro. Cora com seu jeito desbocado, poetisa e mulherão logo entra pra "família" ao começar um relacionamento bem sério com Leitão. E é a partir daí que a história começa de verdade.

Ao descobrirem que Leitão não pagou o último semestre de aluguel, os quatro se vêem com uma dívida de quase R$26.000,00 (isso mesmo, vinte seis mil reais) e tem apenas 10 dias para pagar senão serão expulsos do apartamento. Hugo tem a ideia e decide fazer um jantar surpresa onde as pessoas pagam para comer o que o chef preparar, mas na hora de colocar o anuncio no site, Leitão muda o cardápio e o valor do jantar, cobrando R$3.000 por um jantar de carne humana, isso mesmo CARNE HUMANA, conseguindo o dinheiro para pagar o aluguel em apenas um jantar para dez pessoas. 
No desespero para arranjar um corpo, temos um capítulo inteiro só de conversas no grupo do Whatsapp.


E aí começa a bola de neve, que deixo para vocês descobrirem durante a leitura, que já adianto que pode ser um pouco indigesta.

Eu fui surpreendida da melhor forma possível ao ler esse livro, não tinha boa impressão do Raphael Montes desde que li Dias Perfeitos (leia a resenha aqui) mas Jantar Secreto veio pra abalar minhas estruturas. Já percebi que o macete do Raphael é nos dar finais surpreendentes e bem diferentes do que a gente imagina ao ler um livro e ele acertou nesse final. Foi revoltante? Um pouco, mas nada que seja ilusionário demais, na realidade se você parar para pensar faz muito sentido. 

Qual é o problema? O mundo tá em guerra, todo mundo se odeia. É natural que uns devorem os outros.
Além de ser um livro com temas bem atuais, agrande mensagem que alguns personagens passam é que o ser humano é bastante hipócrita com o que come. Afinal, é super normal matar a vaquinha, o porquinho, a galinhazinha pras pessoas se empanturrarem de comer, mas comer a carne humana é considerado desprezível aos olhos.... Já que pensamos todos assim, convido a todos para provar a deliciosa Carne de Gaivota!


Outras fotos do livro:


Acompanhe também pelas redes sociais:
SkoobFacebookTwitterInstagram

0 Comments:

Postar um comentário